Ômega 3 – quais são seus benefícios?

O ômega 3 é considerado um dos nutrientes fundamentais para manter nosso corpo saudável e cheio de energia. É a famosa gordura boa que tanto enche os olhos daqueles que querem manter o peso ideal sem perder a saúde.  Se torna cada vez mais importante saber quais são os alimentos ricos desse ácido graxo tão benéfico porque ele só é proveniente da dieta, então é fundamental consumir alimentos com esse nutriente. Quer saber mais sobre os benefícios que ele pode te trazer? Então fique por dentro das informações desse artigo.

 

Em quais alimentos encontrá-lo

Uma dieta rica em ômega 3 é fundamental para que consigamos manter nosso corpo saudável. Ele regula diversos órgãos e diversas funções do nosso organismo. Veja quais são os alimentos que você pode consumir para aumentar os níveis desse nutriente no seu organismo:

  • Peixes: nesse alimento o nível desse ácido graxo pode ser encontrado em grandes proporções, os principais peixes ricos desse nutriente são: salmão, bacalhau, anchovas e arenque.
  • Ovo: é um alimento barato que já é muito consumido, a porção do alimento rica em ômega é a clara do ovo, então é mais indicado que se coma o ovo cozido e evite comê-lo frito (principalmente para quem está de dieta)
  • Óleos vegetais: azeite de oliva, óleo de coco, óleo de cartamo, e outros óleos vegetais como linhaça são excelentes fontes desse nutriente.
  • Soja: possui grande quantidade desse ácido graxo, porém deve ser consumido com cuidado, principalmente homens devem consumi-lo na quantidade certa, pois pode aumentar o nível de hormônios femininos.
  • Aveia: uma ótima fonte desse nutriente, e ainda rica em fibras que são extremamente benéficas para o organismo.
  • Verduras e legumes: alface, brócolis, rúcula, espinafre, couve, pepino e outros alimentos desse tipo são muito benéficos e possuem esse nutriente em grande quantidade, além de serem muito pouco calóricos.

 

Benefícios para a saúde

Que esse nutriente é fundamental para sua saúde você já sabe, mas é importante saber também que ele pode atuar em diversos órgãos, tecidos, e até diminuir níveis de outros nutrientes que podem ocasionar várias doenças. Confira:

  • Cérebro: está esquecendo as coisas facilmente? O ômega 3 pode te ajudar! Ele oferece nutrientes que fazem parte da bainha de mielina que é um componente essencial para o seu cérebro. Outra função importante é que esse ácido graxo tem a função de atuar no cérebro dando sensação de saciedade
  • Coração: você sabia que diversos problemas que ocorrem no coração são doenças inflamatórias? Uma alimentação rica desse nutriente pode diminuir o risco de várias dessas doenças como infarto e outras complicações cardíacas. Isso acontece porque ele possui propriedades anti-inflamatórias que vão atuar diminuindo o risco de você contrair essas doenças tão perigosas!
  • Diminui triglicérides: esse é o colesterol tão temido por muita gente. O ômega age regulando esse colesterol impedindo que os níveis dele se elevem.

 

Ômega 3 emagrece?

 O ômega 3 tem sido muito utilizado pelos amantes da dieta, justamente porque ele pode ter a função de diminuir a gordura corporal. Isso acontece porque esse nutriente diminui os níveis de colesterol, e também ajuda as células a não estocarem tanta gordura.

Como é que uma gordura pode ser tão benéfica? É considerado um dos nutrientes que mais contribuem para o controle da obesidade, suas propriedades anti-inflamatórias também ajudam a diminuir a progressão dessa doença já que a obesidade é uma doença inflamatória.

Agora que você já sabe quantos benefícios esse nutriente pode te trazer, inclua-o no seu cardápio rotineiro, afinal quem é que não quer uma vida mais saudável? Não precisa comer todos os alimentos que foram listados nesse artigo para conseguir usufruir dos benefícios desse nutriente, comendo um ao dia você já consegue adquirir os níveis necessários para que seu corpo funcione da melhor maneira possível. Existe também suplementos alimentares desse ácido graxo mas é importante lembrar que sempre é mais saudável consumir os alimentos naturais, os suplementos podem ter contra indicações principalmente para mulheres grávidas e crianças.

E você, já conhecia todos os benefícios do ômega 3? Conte para gente se você conhece mais algum que não falamos! Comente!

Claudio José Bueno

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *