O que são exercícios aeróbicos e quais os benefícios

Também conhecido como exercício cardiovascular, os exercícios aeróbicos são atividades rítmicas que envolvem grandes grupos musculares. Durante a prática de aeróbicos, a necessidade do corpo por oxigênio é aumentada, fazendo os pulmões trabalhar mais.

Quais os benefícios dos exercícios aeróbicos?

Exercícios aeróbicosInúmeros benefícios para a saúde e bem estar geral podem ser adquiridos através da prática regular desses exercícios:

  • Aumento dos níveis de energia;
  • Redução do estresse e melhoria da saúde mental (devido a liberação de endorfinas no cérebro);
  • O aumento da eficiência cardíaca e pulmonar;
  • Reduz a pressão arterial, reduz os riscos de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.
  • Queima calorias

Os exercícios aeróbicos ajudam a emagrecer?

Exercícios aeróbicosO peso é perdido através da criação de um déficit calórico, isso quer dizer que você terá que queimar mais calorias do que consome. Praticar atividades físicas pode te ajudar a queimar grandes quantidades de calorias. Juntamente com uma dieta saudável, esse é um excelente método para eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis e manter seu corpo saudável.

Por exemplo, meia hora de corrida com um baixo ritmo pode queimar cerca de 300 calorias. Isso poderá fazer uma contribuição considerável para que você crie o déficit calórico necessário para perder peso, ou compensar aquela barrinha de chocolate que você comeu fora da dieta.

Posso praticar exercícios aeróbicos em casa?

Os aeróbicos não precisam necessariamente ser praticados em uma academia ou no meio da rua. Há uma série de exercícios que você pode fazer na privacidade da sua própria casa. Você pode até mesmo queimar calorias enquanto limpa a casa.

Uma opção bem legal e barata é você pegar um CD de música de preferência agitada e ficar dançando em torno da sua sala. Há também outros exercícios simples e que também poderão te trazer grandes resultados, como pular corda e subir escadas.

Praticar aeróbicos ao ar livre

Até mesmo um passeio pelo parque pode ser o suficiente para melhorar o seu condicionamento físico, desde que você trabalhe duro através da respiração rápida para aumentar sua frequência cardíaca.

Caminhar, correr ou andar de bicicleta quando o tempo está bom, são todas boas formas de exercícios aeróbicos. Praticamente qualquer exercício que você pratique é melhor do que ficar no sedentarismo e sem praticar nenhuma atividade. No entanto, esportes em equipe muitas vezes são menos eficazes para o desenvolvimento de aptidão aeróbica, porque eles envolvem períodos em que grandes quantidades de energia são gastas, mas muitas vezes são cercados de períodos menos intensos, o que permite que a frequência cardíaca venha a cair.

Os reais benefícios dos exercícios aeróbicos vêm de movimentos constantes.

Exercícios aeróbicos nas academias

Exercícios aeróbicos
A academia é um local que irá oferecer uma ampla variedade de opções aeróbicas, como esteiras, bicicletas ergométricas, remos e outros aparelhos que são simples de usar e irão te ajudar seus exercícios imediatamente.

Treinar na academia é um bom meio para diversificar entre diferentes aparelhos, velocidade e intensidade. É bom sempre está diversificando porque chega um momento em que seu corpo pode se acostumar a uma certa rotina e depois de uma série de sessões a mesma rotina não irá apresentar os mesmos resultados que apresentavam inicialmente.

Para quem deseja fazer atividades em grupo, muitas academias oferecem aulas de jump, zumba, forró e muitas outras variações que poderão te garantir um bom proveito do seu treino.

Posso treinar quantas vezes por semana?

Para uma boa aptidão cardiovascular é geralmente recomendado que os exercícios sejam feitos de 3 a 5 vezes por semana e durante 30-60 minutos, não incluindo o aquecimento que é feito antes de iniciar as atividades.

O fator principal é garantir que seu coração e pulmões estejam trabalhando duro o suficiente para obter os benefícios do exercício, mas não tanto para evitar lesões.

O importante é que você inicie lentamente e aos poucos vá aumentando a velocidade e intensidade dos seus treinos respeitando sempre os limites do seu corpo.

Considerações finais

Para absorver ao máximo os benefícios dos exercícios aeróbicos, ele deve ser aliado a uma dieta saudável e balanceada. Indicamos que conheça alguns métodos práticos e funcionais para ajudar na perda de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *