Dieta para crianças – aprenda como fazê-la

A dieta para crianças e ou para adolescentes é sempre indicada quando há intervenção médica, mas se você percebeu que seu filho, sobrinho ou parente está precisando de uma dieta, é hora de tomar uma atitude. A obesidade é uma das doenças mais comuns ultimamente e tem dificultado a vida de muitas pessoas. Quer aprender como ajudar seu filho ou ente querido a chegar ao peso ideal de maneira correta, sem comprometer a saúde? Então leia esse artigo e aprenda com nossas dicas a maneira certa de agir diante desse problema.

 

Dieta para crianças: primeiros passos

A dieta para crianças deve seguir uma linha de estratégias exatas para que você consiga obter a perda de peso e a manutenção do peso ideal. Crianças não podem sofrer restrições alimentares como os adultos, é preciso levar em consideração que estão em fase de crescimento e desenvolvimento, sendo assim precisam de mais nutrientes e energia que os adultos. Veja os passos para começar a dieta do jeito certo:

  • Faça exames laboratoriais: quando sentir que seu filho precisa perder peso, procure um médico em primeiro momento. Existem várias doenças que podem ocasionar aumento de peso, e o tratamento delas não inclui só dieta. Além disso, o médico te recomendará fazer exames para que assim você descubra se o seu filho tem alguma necessidade maior nutricional, sabendo os níveis de vitamina, e outros nutrientes fundamentais para a dieta dele, o médico também com certeza te indicará um nutricionista.
  • Procure um nutricionista: as crianças não são como os adultos que ficam horas e horas sem comer, elas não podem passar por restrições muito pesadas, é preciso que antes de qualquer coisa você saiba a medida certa que essa criança precisará emagrecer, muitas são gordinhas mas ainda assim são saudáveis. Além da estética é preciso prezar a saúde.
  • Mude os hábitos alimentares: é essencial fazer uma reeducação alimentar e não apenas uma dieta para crianças.

Esses são os primeiros passos fundamentais para que você comece a dieta em uma criança, nada de começar sem recomendações de um especialista, existem várias doenças que podem ser causadas pela deficiência de nutrientes que só vem pela alimentação.

 

Mudanças alimentares necessárias

Durante a dieta para crianças é preciso que você inclua alguns alimentos essenciais no cardápio diário dela, e também é fundamental que você exclua do cotidiano dela alguns alimentos que podem ser extremamente prejudiciais.

  • Comer menos açúcar: que o açúcar engorda todo mundo sabe, mas para as crianças é fundamental que consumam menos açúcar ainda. Várias guloseimas adoradas por todos são ainda mais ingeridas pelas crianças, se você realmente quer que seu filho emagreça, evite dar a ele principalmente bebidas adocicadas: elas conseguem ser melhor absorvidas pelo corpo e acabam sendo estocadas como gordura corporal.
  • Evitar refrigerantes: quem é que não gosta de tomar um refrigerante depois de almoçar? Parece uma pratica normal, mas pode ser extremamente prejudicial, além de prejudicar a saúde também pode causar sensação de inchaço abdominal. Evite bebidas com gases, preferindo sucos naturais.
  •  Consuma verduras e legumes: esses alimentos são fundamentais em uma refeição, crianças muitas vezes ignoram a importância desses alimentos, mas é essencial que não deixem de comê-los. Além de serem pouco calóricos ainda possuem muitos minerais, proteínas, e vitaminas que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do seu filho.
  • Evite produtos industrializados: os alimentos industrializados possuem muitos conservantes que podem atrapalhar o funcionamento intestinal, isso pode causar aumento de peso.

 

Atitudes que emagrecem

Além da dieta para crianças, é preciso que elas também mudem as atitudes diárias. Pode parecer exagero, mas crianças que se exercitam mais, que preferem bicicleta ao invés de veio game, são muito mais sadias e menos obesas. Algumas atitudes que podem mudar a vida do seu filho:

  • Atividades ao ar livre: correr, brincar, jogar bola em um campinho improvisado, são coisas que crianças devem fazer,dieta-para-crianças faz bem para a saúde física e mental. Além disso, essas atividades vão fazer com que ela se mexa mais, e assim consequentemente emagreça de uma forma saudável.
  • Comer no horário certo: crianças são ótimas em pular refeições e muda-las de horário, mas é preciso que comam no horário certo e não deixe de fazer nenhuma refeição básica.
  • Beber muita água: a água limpa o organismo, dá saciedade e é zero em calorias, então é essencial que ela consuma muita água.
  • Exercícios físicos: praticar exercícios físicos, por mais leves que sejam, já pode fazer com que seu filho perca peso. Exercícios aeróbios usando colchonete, uma caminhada no parque, ou mesmo algumas horas de corrida, podem fazer com que a qualidade de vida da criança melhore muito.

Agora você já sabe várias dicas de dieta para crianças! Mas lembre-se, é sempre muito importante levar essa criança à um médico! Devemos preservar sempre a saúde, independente do peso! Se você tem mais alguma dica para crianças perderem peso, comente! Vamos adorar saber a sua opinião!

Claudio José Bueno

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *