Dieta do glúten, vale a pena fazer?

A dieta do glúten é uma das mais comentadas e mais utilizadas entre as celebridades. Fãs de artistas do mundo inteiro têm aderido á essa nova forma de emagrecimento. Mas será que essa dieta funciona mesmo? Quais os pontos negativos e positivos dessa dieta? Descubra tudo sobre os benefícios e malefícios que ela pode trazer para o seu corpo!

Dieta do glúten – como funciona

A dieta do glúten tem como regra principal a substituição dos alimentos que contenha glúten por alimentos que sejam isentos dessa proteína.dieta-do-glúten

Sendo assim, fica proibido comer: arroz, milho, fubá, amido de milho, batata, mandioca, trigo, e por conseqüência você também terá que deixar de comer: bolos, pães, bolachas, pizzas e tudo que possuir glúten ou derivados dele.

O que é o glúten?

O glúten nada mais é que uma proteína vegetal presente nos alimentos citados acima.

Algumas pessoas possuem intolerância ao glúten e não podem mesmo consumir alimentos que contenham essa proteína.

Dieta sem glúten emagrece?

Algumas pessoas estão utilizando a dieta do glúten que antigamente era destinada para as pessoas com intolerância a esse nutriente, para emagrecer, porém o glúten sozinho não pode fazer com que alguém engorde, mas o consumo dos alimentos feitos com essa  proteína podem aumentar o peso sim, principalmente as massas que são extremamente calóricas.

Prós e contras da dieta

A vantagem oferecida por essa dieta alcança só às pessoas que tem intolerância ao glúten. Restringir essa proteína pode sim causar o emagrecimento, mas pode ser de uma forma muito penosa porque os alimentos mais saborosos e mais consumidos atualmente são feitos com derivados do glúten.

A desvantagem é que não existe nenhuma comprovação científica que tirar o glúten da dieta faz  com que você emagreça, o emagrecimento só acontece porque essa proteína sempre esta associada nos alimentos com outras proteínas e alimentos juntos, como é o exemplo do bolo, que é calórico não só por causa do glúten.

Glúten x saúde

Apesar da dieta do glúten não ser a mais indicada, diminuir o consumo do glúten faz bem a saúde. Principalmente porque o consumo excessivo do glúten pode causar as seguintes complicações:

  • Doença celíaca: atinge basicamente apenas as pessoas com intolerância ao glúten, quando elas ingerem alimentos com essa proteína o glúten dos alimentos danifica a parede do intestino, dificultando a absorção dos outros nutrientes.
  • Obesidade: comer muitos alimentos derivados do glúten pode sim fazer você engordar.
  • Deficiência de cálcio: consumir muito alimento com glúten pode causar osteoporoses e outras doenças que são conseqüência da diminuição do cálcio no organismo. O glúten sequestra o cálcio do nosso corpo podendo causar uma série de complicações.

Para emagrecer de verdade e com saúde a melhor escolha é sempre optar por reeducação alimentar, equilibrando a quantidade de consumo de todos os alimentos. Restringir um grupo alimentar além de ser desconfortável não é muito saudável porque não é algo que você conseguirá manter para o resto da vida.

Antes de fazer qualquer dieta faça exercícios físicos, diminua a ingestão de doces, refrigerantes, frituras, e consuma mais alimentos naturais. Tenho certeza que com o tempo você terá resultados melhores do que com qualquer dieta restritiva. Porém, fique esperto, caso você apresente algum sinal de que é celíaco, procure um método e entre com tudo na Dieta do glúten, você não vai se arrepender!

 

Gostou? Deixe seu comentário abaixo

Claudio José Bueno

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *