Dieta Dukan, saiba tudo sobre ela

A dieta dukan foi criada por um nutricionista chamado Pierre Dukan, que deu o nome a esse tão famoso método auxiliar de perda de peso. Esse francês elaborou essa dieta há 10 anos atrás, e hoje, em pleno século XXI, ela volta a tona com a força! Ela promete emagrecer 3 kg em seis dias!! Quer saber mais sobre essa dieta? Então leia com atenção as informações que esse artigo vai te trazer!

 

Como funciona a dieta dukan?

A dieta dukan tem como regra principal a ingestão de proteínas e gorduras, e a redução de carboidratos do cardápio diário. Para faze-la você precisa passar por 3 fases. Veja:

  1. Fase de ataque: entre 2 e 7 dias do começo da dieta, você vai passar por essa fase rigorosa conhecida como fase de ataque. Nessa etapa, a restrição é intensa, e os alimentos permitidos são: carnes magras como peixe e frango, grãos: aveia, frutos do mar, e derivados de leite: queijo, iogurte ou leite desnatado.
  2. Fase de cruzeiro: nessa fase ainda fica valendo os alimentos que eram permitidos na etapa anterior, porém aqui você poderá adicionar em seu cardápio legumes e verduras. Nessa etapa você precisa consumir muita água, beba pelo menos 1 litro e meio de água por dia!
  3. Fase de consolidação: essa e a penúltima fase da dieta, aqui você precisa fazer com que a perda de peso continue ocorrendo. Aqui você já pode comer pães integrais, frutas, queijo, e cereais uma vez por semana!
  4. Estabilização: essa é a ultima fase da dieta. Quando digo ultima não quero dizer que a dieta vai terminar, porque essa fase é permanente e deve ser seguida por toda a vida. Nela você vai manter o seu peso, variando a ingestão de pães, verduras e legumes.

 

Prós e contras da dieta dukandieta-dukan

O ponto positivo dessa dieta é que você não fica com fome, os alimentos permitidos são bem nutritivos e vão dar á você uma grande sensação de saciedade. E o melhor é que você não precisará se limitar no número dos alimentos que vai consumir, só precisará ter cuidado com o tipo do alimento que vai ingerir.

Outro ponto a favor é que com a dieta dukan         você consegue perceber a perda de peso em pouco tempo!

Mas essa dieta não tem só vantagens, existem também desvantagens em se fazer uma dieta restritiva. A principal desvantagem é que como você vai excluir os carboidratos da sua dieta, você pode sentir fraqueza, tonturas, e mal estar. Isso acontece porque os carboidratos são essenciais fontes de energia par ao nosso corpo, e como você não irá consumi-los seu organismo pode reagir de forma indesejada.

Outra conseqüência negativa dessa dieta, é que por ingerir muita carne, e gordura, você poderá ter um aumento significativo no colesterol o que pode te levar a ter várias complicações e doenças sérias!

 

Vale a pena fazer essa dieta?

A dieta dukan é muito restritiva, e acaba te induzindo a comer só alguns grupos de alimentos, isso não é indicado pelos nutricionistas. O mais indicado é que você faça uma reeducação alimentar, comendo porções pequenas de todos os grupos de alimento.

Como foi dito no começo do artigo, ela foi criada por um nutricionista francês, mas apesar disso, ela não é muito indicada pelos profissionais da saúde.

O ideal para emagrecer de vez, é fazer exercícios físicos regulares e ter uma dieta balanceada com todos os nutrientes que nosso corpo precisa. Ai vai um dica importante: antes de fazer qualquer dieta procure um profissional e peça para que ele indique qual o melhor método para você, que te fará perder peso de uma maneira saudável!

Você já fez a dieta dukan? Conhecia ela por algum outro nome? Conte pra gente! Comente!!! Sua opinião é muito valiosa!

Summary
Review Date
Reviewed Item
dieta-dukan-saiba-tudo-sobre-ela
Author Rating
51star1star1star1star1star

Claudio José Bueno

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *