Dieta da lactose – saiba tudo sobre ela

A dieta da lactose já foi feita por vários famosos que afirmam ter perdido peso de verdade com ela. Ficou conhecida nacionalmente por ser uma dieta que promete enxugar cerca de 4 kg por semana! Quer saber mais sobre ela? Leia o artigo com atenção e descubra se vale mesmo a pena fazer essa dieta tão comentada.

Dieta da lactose – como funciona

A dieta da lactose funciona da seguinte maneira: a regra principal é tirar o leite e todos os alimentos derivados dele da sua rotina alimentar.

O que fica proibido:

dieta-da-lactose

Você não poderá consumir leite, iogurte, creme de leite, queijo, bolo, sorvete, e etc., ou seja, nada derivado do leite.

O que devo comer?

Os alimentos a base de leite são substituídos por alimentos feitos com soja. Você também poderá comer verduras, legumes e outros alimentos que façam parte da lista permitida.

Dieta da lactose emagrece?

Acredita-se que essa dieta emagrece de verdade porque tira o consumo dos alimentos que mais engordam e que são capazes de influenciar o acometimento dos processos inflamatórios no organismo. Sabia que a obesidade é uma doença inflamatória? Seguindo por esse raciocínio, restringir alimentos feitos a base de lactose pode diminuir o inchaço, principalmente influenciando no tamanho abdominal.

Mecanismo de ação da lactose

No organismo a lactose juntamente com as proteínas betalactoglobulina e a caseína, que são provenientes da ingestão de alimentos com leite e derivados vão provocando o aumento de peso, provocando processos inflamatórios em várias regiões do corpo.  Esse inchaço acaba ocasionando desconforto abdominal, facilitando o acúmulo de gordura e também pode provocar problemas gastrintestinais.

Prós e contras da dieta

Frente á essas informações sobre a dieta da lactose você deve estar se perguntando: “faço ou não faço essa dieta”? Apresentaremos os prós e os contras para que você mesma decida:

Pontos negativos da dieta:

  • Essa não é uma dieta comprovada cientificamente então fia difícil saber se é realmente saudável.
  • Extremamente restritiva, a dieta da lactose proíbe você de comer um grupo de alimentos e isso não faz com que você tenha uma reeducação alimentar.
  • As proteínas do leite e derivados são essenciais para o corpo, se você fizer essa dieta pode sofrer conseqüências da diminuição dos níveis nutricionais das substâncias essenciais para a nossa sobrevivência como vitaminas e proteínas.
  • Você só poderá comer os alimentos contidos na lista da dieta.

Pontos positivos:

  • Essa dieta é indicada apenas para quem tem intolerância a lactose diagnosticada pelo médico. Para essas pessoas essa dieta contribui muito para saúde.
  • Emagrece de verdade porque te faz consumir alimentos menos calóricos, isso não quer dizer que sejam mais saudáveis, mas você estará de fato consumindo menos calorias.

Pesando os prós e contras qual você acha que ganha? O melhor é fazer reeducação alimentar, para quem tem problemas em consumir derivados de leite, a dieta da lactose é a melhor e única opção, mas para outras pessoas existem outras formas de emagrecer com saúde. Procure um nutricionista e se informe qual a maneira de perder peso que mais se encaixa com o seu organismo.

 

Gostou? Por favor, comente.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
dieta-da-lactose-saiba-tudo-sobre-ela
Author Rating
51star1star1star1star1star

Claudio José Bueno

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *