Dieta Detox

Detox, abreviação de desintoxicação, é um processo natural do organismo de neutralizar ou eliminar as toxinas do corpo. Toxinas são tudo o que pode danificar o tecido do corpo, incluindo resíduos que resultam da atividade celular normal, como a amônia, ácido láctico e homocisteína, e toxinas feitas pelo homem, que estão expostas em nosso ambiente, comida e água. O fígado, intestino, rins e pulmões, pele, sangue e sistema linfático trabalham em conjunto para assegurar que as toxinas sejam transformadas em compostos menos nocivos e excretadas do corpo.

detox

O que é uma dieta detox?

Embora a desintoxicação seja pensada principalmente como um tratamento para a dependência de álcool ou droga, o termo também é utilizado para se referir a um programa de dieta, ervas e outros métodos de remoção de toxinas do nosso organismo.

Há muitos tipos diferentes de dietas de desintoxicação. Geralmente, uma dieta de desintoxicação é uma dieta de curto prazo que:

  • Minimiza a quantidade de substâncias químicas ingeridas (por exemplo, comer alimentos orgânicos);
  • Enfatizam alimentos que fornecem as vitaminas, nutrientes de antioxidantes que o corpo precisa para desintoxicação;
  • Contém alimentos ricos em fibras e água, que auxiliam na eliminação das toxinas através do aumento da frequência de evacuação e micção.

Por que as pessoas estão adotando a Dieta Detox?

Pesquisas sugerem que muitos produtos químicos que ingerimos diariamente através dos alimentos, água e ar podem ficar depositados em células de gordura do nosso corpo. Essas toxinas incluem pesticidas, antibióticos e hormônio em alimentos, produtos químicos de embalagens de alimentos, produtos de limpeza doméstica, detergentes, aditivos alimentares, metais pesados, poluição, drogas e fumaça de cigarro.

Uma dieta que carece de certos nutrientes pode também prejudicar nossa capacidade natural de desintoxicar produtos químicos, o que leva o seu acúmulo no corpo.

Por isso, muitas pessoas estão adotando cada vez mais a Dieta Detox para auxiliar o organismo na desintoxicação do corpo.

Benefícios

As pessoas frequentemente relatam muitos benefícios conquistados através da dieta detox. Pele mais clara, movimentos intestinais regulares, melhora na digestão, aumento da concentração e clareza são alguns desses benefícios.

Quem não deve fazer a Dieta Detox?

Qualquer pessoa que deseja fazer uma dieta de desintoxicação deve consultar o seu médico primeiro. Gestantes, mulheres que estejam amamentando e crianças não devem fazer a dieta de detox. Pessoas com certas condições de saúde, como doença renal ou hepatite só devem experimentar essa dieta com a supervisão de profissionais da saúde.

Fadiga, indigestão, tosse, dor muscular e falta de sono podem ser sinais de uma doença grave. É por isso que é importante passar por uma avaliação médica minuciosa para garantir de que todos os sintomas não são causados por uma condição médica que requer tratamento imediato.

Advertências
detox-dietaUm dos efeitos colaterais mais comuns é a dor de cabeça nos primeiros dias da dieta de detox, isso se deve muitas vezes a retirada da cafeína do cardápio. Por esta razão, os profissionais muitas vezes sugerem que você vá diminuindo gradualmente a quantidade de cafeína do seu cardápio antes de iniciar a dieta de detox. Além disso, algumas pessoas optam por se afastar do trabalho para começar a dieta ou inicia-la no fim de semana.

Outros efeitos secundários incluem diarreia excessiva, o que pode levar à desidratação. Outros efeitos colaterais podem incluir cansaço, irritabilidade, acne, perda de peso e fome.

Qualquer agravamento dos sintomas ou novos sintomas que ocorrem durante a dieta detox pode requerer uma avaliação médica.

O que os críticos dizem a respeito da Dieta Detox

Dietas de desintoxicação não são necessárias. O corpo pode se desintoxicar por conta própria, sem a ajuda de uma dieta de desintoxicação. Nosso sistema evoluiu para eliminar adequadamente os novos produtos químicos no nosso ambiente sem precisar de assistência extra.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre dietas para emagrecer, então clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *