Conheça a dieta mediterrânea

Se você está com muita vontade de saber como a dieta mediterrânea funciona, vou tentar tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! O nome da dieta já nos diz uma coisa muito importante: as refeições são feitas baseadas nas alimentações dos povos que vivem nas regiões do Mediterrâneo, formado por vários países: Itália, Grécia, Egito, Turquia, Marrocos, Espanha, Líbia e Líbano, estes países são todos banhados pelo mar denominado de Mediterrâneo, daí é que vem o nome distinto da região.

Esses países possuem cultura, religião e política bem diferentes do Brasil, porém, possuem um solo muito fértil, com temperatura e clima parecidos com o do Brasil, o que favorece a prática agrícola e, consequentemente a produção de alimentos, que tem algumas semelhanças com a nossa alimentação brasileira.

A alimentação mediterrânea

Esse povo consome uma infinidade de frutas, verduras e legumes, cereais, leguminosas, oleaginosas (nozes, azeitonas…), peixes e leite e alimentos derivados do leite (iogurtes, queijos), consomem também azeite de oliva, bebem vinho e possuem uma infinidade de ervas que são responsáveis por uma cor e aroma especiais!

Eles possuem uma alimentação bem balanceada, e ao contrário de nós que adoramos aquele “churrasquinho” nos finais de semana, eles preferem reduzir a ingestão de carnes vermelhas e todos os produtos advindos de animais, também se retêm em relação ao consumo exagerado de produtos enlatados e industrializados, doces, muita gordura e açúcar. Ou seja, se você se alimentasse assim todos os dias, levaria uma vida saudável e com certeza iria começar a perceber a perda de peso corporal rapidamente.

A dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea se baseia na alimentação do povo que vive no mediterrâneo, então, essa dieta promove uma reeducação alimentar gradualmente, já que conta com cardápios saudáveis e nutritivos! Além disso a dieta mediterrânea ajudará na prevenção para várias doenças cardíacas e cerebrais, o que contribuirá para que você viva mais, e com saúde!

Cardápio da dieta mediterrânea

Para fazer a dieta mediterrânea e para que ela seja eficaz, basta que você ingira os mesmos alimentos dos povos das regiões do mediterrâneo. Suas refeições diárias terão que conter os seguintes alimentos:

  • Frutas e hortaliças: são alimentos muito nutritivos, possuem um alto teor de vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que previnem o câncer e outras doenças.
  • Cereais: são carboidratos para fornecer a energia que você necessita para o seu dia, opte por cereais integrais pois além de te conceder energia eles são fonte de fibras, nutrientes, vitaminas e minerais.
  • Leguminosas: fontes de proteínas vegetais e fibras que auxiliam no funcionamento intestinal, também reduzem os riscos de doenças cardiovascular pois diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim)
  • Oleaginosas: reduzem o colesterol, possuem vitamina E e selênio que agem com efeito antioxidante.
  • Peixes: possuem um grande quantidade de ômega 3, que contribui para redução de doenças cardiovasculares e danos cerebrais, auxiliam no controle da pressão arterial, possuem ações anti-inflamatórias e diminuem as taxas de triglicérides e colesterol ruim (LDL) do sangue.
  • Leite e seus derivados: possuem cálcio para fortalecimento dos ossos e dentes, prevenindo a osteoporose.
  • Vinho tinto: possui substâncias antioxidantes (flavonóides), o vinho previne a formação de placas de gorduras no interior dos vasos sanguíneos, isso poderia causar entupimento desse vasos e muitos danos á saúde, como doenças cardiovasculares. Mas tome muito cuidado para não exagerar na quantidade de vinho ingerida, somente uma taça por dia já é o suficiente!

Para que a dieta mediterrânea funcione, você terá que aprender a quantidade correta de alimentos que pode ingerir

dieta-mediterrânea

 

  diariamente, e um detalhe importante é que eles devem ser consumidos em pequenas porções diárias. Para saber as quantidades corretas, é só dar uma olhada nessa pirâmide aqui do lado e segui-la a risca. A partir de uma reeducação alimentar você vai aprender a ir incorporando hábitos saudáveis no seu dia a dia, vale muito a pena, pois assim, você terá um emagrecimento saudável e duradouro!

 

 

 

E ai? Gostou do artigo?  Comente e deixe sua opinião.

 

 

Claudio José Bueno

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *