Aprenda a fazer uma dieta saudável

Uma dieta saudável não tem apenas relação com a perda peso, é preciso comer adequadamente para manter a saúde corporal, existem nutrientes que só conseguirmos pela ingestão de determinados alimentos, então é preciso saber o que incluir na nossa dieta alimentar, afim de não termos problemas futuros.

 

O que eu devo comer?

Em uma dieta saudável, existem nutrientes que não podem faltar! Vejam quais são eles:

  • Ferro: o ferro é fundamental para o nosso corpo, ele esta presente nas hemácias e ajuda o nosso organismo a desenvolver várias funções. Você pode encontrá-lo em carne vermelha, feijão, e verduras como rúcula e couve.
  • Cálcio: é o principal componente dos ossos, e também esta presente no dente. Os principais alimentos que contem o cálcio são: leite e derivados
  • Vitaminas: podem ser encontradas em frutas e outros alimentos. A vitamina do grupo “A” são importante par ao crescimento e também para o desenvolvimento do sistema imunológico.
  • Ácido Fólico: ajuda a fortalecer o corpo e a dar mais sensação de ânimo e entusiasma. Baixos níveis de ácido fólico podem ocasionar anemias graves. Pode se encontrado em verduras, frutos do mar e grãos integrais.

 

Dieta saudável para emagrecer

Para quem quer emagrecer, ter uma dieta saudável é fundamental na perda de peso. Existem alguns alimentos que você deve ter muito cuidado com eles:

  • Doces: quem não gosta de uma guloseima? Mas os famosos doces são prejudiciais para quem quer emagrecer. Por isso é importante que você aprenda a comer direito, fazendo uma reeducação alimentar e não apenas uma dieta para emagrecer.
  • Alimentos com glúten: o glúten esta presente em todos os alimentos feitos com farinha de trigo: bolos, bolachas, pães e outros feitos com esse produto são extremamente calóricos. Então você deve consumi-los com cuidado, coma sempre uma porção pequena.
  • Refrigerantes: essas bebidas são capazes de te deixar com o abdômen inchado, além de influenciarem o aparecimento de celulites e outras complicações dermatológicas. Prefira sempre sucos naturais do que bebidas com gás.
  • Frituras: carnes, salgados, e outros alimentos fritos possuem alto  teor de gordura e podem aumentar o colesterol no seu organismo, então evite come-los.

 

Como organizar meu cardápio?dieta-saudável

Quando se faz uma dieta saudável você precisa ter em mente que não pode pular as refeições básicas! Café a manhã, almoço e janta são cruciais para manter o corpo saudável, além disso, é importante que você se alimente de 3 em 3 horas. No meio das refeições básicas como alimentos leves, e beba muita água.

Veja como organizar a sua rotina alimentar:

  • Cadê da manhã: essa é a principal refeição de seu dia! Você não pode sair de casa sem tomar um bom café da manhã. O ideal é comer cereal ou outros alimentos que tenham muita fibra, para fazerem o seu intestino funcionar e te dar a energia que você precisará durante o dia.
  • Lanche da manhã: o lanchinho da manhã acontece 3 horas depois o café da manhã. Nesse horário não é para você exagerar! Coma uma fruta, uma barrinha de cereal, um iogurte… Resumindo alguma coisa bem leve.
  • Almoço: nesse horário você precisa comer algum carboidrato, mas não exagere porque esses são os maiores vilões do peso ideal! Coma 2 ou 3 colheres de arroz, uma porção de feijão e uma carne magra. Também é ideal que você coma muita salada no almoço.
  • Lanche da tarde: o lanche da tarde acontece 3 horas depois o almoço, nesse momento você pode comer algumas coisas como bolacha salgada (cream creaker), uma fatia pequena de pão, frutas, iogurte e outros derivados do leite… Tudo bem leve também!
  • Jantar: na hora do jantar você deve comer porções bem pequenas, pode comer proteínas, mas deve também comer saladas, principalmente verduras.
  • Ceia: depois de se passar 3 horas ao jantar, você pode comer alguma fruta, ou um cereal.

Agora você já sabe o passo a passo para fazer uma dieta saudável e mudar de vida! Comece hoje mesmo a emagrecer de forma saudável! Se você ficou com alguma dúvida, ou tem alguma experiência para compartilhar conosco, comente!

Claudio José Bueno

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *