Aprenda a fazer dieta da maneira certa

Aprender a fazer dieta pode ser considerado um grande desafio para muitas pessoas, e mantê-la pode ser mais difícil ainda, principalmente porque não adianta fazer regimes malucos, para emagrecer de verdade você precisará mudar completamente seus hábitos alimentares só assim será possível obter o resultado que deseja. Quer aprender a fazer dieta com saúde, da maneira certa, sem passar fome ou ter preocupações futuras? Então acompanhe as dicas desse artigo e aprenda a maneira certa de alcançar o peso ideal.

 

Fazer dieta – passo a passofazer-dieta

Não adianta fazer dieta sem ter foco, então para ajudar você na busca pelo peso certo, elaboramos alguns passos para que você consiga levar a dieta até o fim! Confira:

  1. Elabore uma meta: para tudo na vida é preciso criar metas e com o peso não é diferente, você precisa acima de tudo saber que é possível perder peso e deixar seu corpo mais bonito e saudável. Então anote na sua agenda o peso que você tem agora e o peso que você deseja atingir.
  2. Calcule as calorias que você precisará ingerir: com o auxílio de algumas taxas você pode calcular o as calorias que você precisa ingerir. Veja quais as contas que você precisa fazer:
  • Taxa metabólica basal: é o número de calorias que você gasta normalmente, para manter o seu corpo funcionando. O cálculo é:

TMB= 10 xpeso + 6.25xaltura – 5xidade

Para complementar você vai somar 5 pontos a conta se você for homem, ou subtrair 161 pontos da conta se você por mulher

  • IMC: índice de massa corporal, vai te dizer quantas calorias você tem que perder. IMC= peso x altura²
  1. Calcule quantas calorias você precisa para emagrecer: para emagrecer você vai precisar ingerir menos calorias do que você já está consumindo certo? Então você vai fazer o seguinte:
  • TMB – IMC = número de calorias que deve consumir para emagrecer!

Fácil né? Agora anote esse resultado!

 

  1.  Monte sua rotina alimentar: para ter um melhor controle do que você esta ingerindo é necessário que você monte um pequeno cardápiozinho. Escreva no caderno: café da manhã, almoço, e jantar, e lá coloque os alimentos mais saudáveis para você, os menos calóricos.

 

Como montar o cardápio

Para montar o seu cardápio e fazer dieta corretamente você precisa descobrir quais são os alimentos saudáveis que precisa incluir na sua rotina alimentar. Ai vai algumas dicas:

  • Consuma verduras e legumes: esse grupo de alimentos é super saudável, além de ser extremamente benéficos para o organismo, para fazer dieta de uma maneira bem saudável você precisa fazer uma alimentação balanceada de vários nutrientes, e esse alimento pode enriquecer sua rotina alimentar.
  • Coma frutas: as frutas além de serem muito saborosas ainda são ótimas fontes de vitamina. Além disso, as frutas cítricas ajudam a regular o seu organismo o que vai diminuir aquela sensação de inchaço que normalmente sentimos.
  • Alimentos integrais: os alimentos integrais são bem mais saudáveis que os outros, é inegável que precisamos ingerir carboidratos, mas é preferível escolher alimentos integrais pois possuem mais fibras o que vai regular o nosso intestino.
  • Faça substituições: é essencial que você substitua alimentos mais calóricos pelos menos calóricos. Para saber o valor calórico de um alimento você deve procurar as informações na embalagem do produto, você deve observar aquelas letras miudinhas que vem nas embalagens, ali estará escrito o valor nutricional do alimento. Lá você vai ficar sabendo quantas calorias o alimento tem em cada porção.
  • Consuma porções pequenas: nada de exagerar no tamanho das porções, para emagrecer você precisa comer pouco, comer bem, mas de uma forma mais saudável.

 

Para não engordar mais

Depois de fazer dieta, para não voltar ao peso de antigo, você precisa continuar com hábitos alimentares saudáveis. Não adianta só fazer dieta, você precisa também ter outros hábitos que vão te ajudar a manter o peso:

  • Fazer exercícios físicos: exercícios físicos são essenciais pra quem quer manter o peso certo, não precisa exagerar: 1 ou 2 horinhas por dia já garantem a você uma boa quebra de gorduras.
  • Beber muita água: a água é ótima para quem quer manter o peso ou emagrecer, ela vai fazer com que você se sinta mais saciado e com menos fome, e a vantagem é que a água tem zero calorias.
  • Evite refrigerantes: prefira sempre sucos e alimentos naturais isso vai evitar que aumente os níveis de açúcar no seu organismo.
  • Não coma frituras: as frituras são as inimigas do peso certo, prefira sempre alimentos assados ou cozidos.
  • Controle as guloseimas: quem não gosta de um docinho de vez em quando? Comer um brigadeiro uma vez ou outra não vai fazer você engordar tudo de novo, mas você precisa controlar! Ao invés de comer vários chocolates, coma um pedacinho só, e de preferência de chocolate meio amargo. O melhor ainda é trocar os doces pelas frutas que também são docinhas e muito mais saudáveis.

 

Agora você não tem mais desculpas! Já sabe tudo o que precisa saber para fazer dieta do jeito certo! Vá até o mercado, compre alimentos saudáveis e comece hoje mesmo a perder peso da melhor forma possível: Saudável e sem dietas restritivas! Se você tem mais alguma dica sobre alimentação saudável, comente! Vamos adorar saber as suas dicas!

Claudio José Bueno

Website:

2 Comentários

  1. zelir trindade mafra

    tenho 46 anos ,e 1,49 e peso 81,100 , e tenho mamas extremamente grandes,uso sutiã 52 e isso ta prejudicando minha coluna ,sinto muitas dores ,preciso de ajuda ,vc pode me ajudar ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *